0800 282 2974

USINA

Quem somos

Criado em 2008, o Consórcio UHE Itaocara, formado pelas empresas Cemig Geração e Transmissão e Itaocara Energia (grupo Light), é responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Itaocara I (UHE Itaocara I). No dia 30 de abril de 2015, o Consórcio venceu o leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e retomou projeto para construção da UHE Itaocara I. O novo contrato assegura ao grupo empreendedor o período de 35 anos de concessão a partir de 2015.

light-energia-logocemig
 

A construção

O início da obra está previsto para o ano de 2016. A expectativa é que sejam gerados 1.200 empregos diretos e cerca de 2.200 indiretos, no pico de obra. A usina entrará em operação em 2018.

É importante destacar que o Consórcio UHE Itaocara já possui as Licenças Prévia e de Instalação, emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o que garante o início das obras.

 

 

Características gerais do empreendimento

A UHE Itaocara é uma usina hidrelétrica com capacidade de 150 MW, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 400 mil habitantes.

Localização: médio-baixo Paraíba do Sul

Prazo de construção: 36 meses

Tipo de usina: a fio d’água

Nº de barramentos: 1

Empregos diretos: 1.200 no pico da obra

Previsão para início das obras: 2016

 

 

Localização

O empreendimento será construído no rio Paraíba do Sul, na região noroeste fluminense, e abrangerá os municípios de Aperibé, Cantagalo, Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, e Pirapetinga, em Minas Gerais.

 



MAPA_LOCALIZAÇÃO

 

Energia

No Brasil, as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da eletricidade que utilizamos. As usinas utilizam a energia da água para produzir energia elétrica. O rio represado forma um reservatório (ou lago) e toda a água é conduzida até uma turbina ligada a um gerador. A pressão da água, ao fazer com que a turbina gire, induz o gerador a produzir eletricidade. Esta forma de energia é então distribuída aos consumidores pelas linhas de transmissão.

(Ver desenho abaixo).

 

usina

A energia gerada pelas usinas hidrelétricas é integrada ao Sistema Elétrico Nacional e distribuída para todo o Brasil.

 

A UHE Itaocara I tem capacidade instalada de 150 Megawatts. A quantidade de energia gerada pela Usina será definida em função da vazão do rio Paraíba do Sul e da necessidade do Sistema Interligado Nacional. Quem controla a quantidade de energia a ser gerada é o ONS – Operador Nacional do Sistema.

Vale destacar que a UHE Itaocara I operará em regime fio d’água, ou seja, não possui capacidade de armazenar grande quantidade de água. Este tipo de Usina garante o menor impacto ambiental e uma menor área alagada.

 

Fale Conosco




Mensagem

 

 

*Todos os campos são obrigatórios

 

 

Fornecedores

  • Nenhum Fornecedor Cadastrado