O Licenciamento Ambiental
14 de dezembro de 2018
Atual Contrato de Concessão
7 de janeiro de 2019
Exibir tudo

O Empreendimento

A Usina Hidrelétrica Itaocara I – UHE Itaocara I, é um empreendimento para geração de energia elétrica a partir de fonte renovável (hidráulica), previsto para ser implantado no leito do rio Paraíba do Sul, abrangendo uma área de 40.1 km² de reservatório, entre os Municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro, e Pirapetinga, no Estado de Minas Gerais.

A UHE Itaocara I terá capacidade para gerar até 150 MW por meio da ação combinada da vazão natural do rio Paraíba do Sul com os desníveis de relevo que ele atravessa, ou seja, é a transformação da “força” do movimento da água em energia elétrica. Essa energia poderá abastecer – em média – uma cidade com até 200.000 habitantes.

A energia produzida na UHE Itaocara I seguirá por uma Linha de Transmissão com tensão nominal de 138kV, por aproximadamente 50 km, até o sistema de transmissão da Light Energia, na UHE Ilha dos Pombos, no município de Carmo. Essa Linha de Transmissão utilizará, em sua totalidade, 137 estruturas metálicas autoportantes em aço treliçado, em configuração de circuito duplo trifásico vertical convencional.

Desde 2008 os Grupos LIGHT e CEMIG têm unido forças para viabilizar técnica e economicamente o empreendimento. Hoje o empreendimento é de responsabilidade da Usina Hidrelétrica Itaocara S.A., que em 05/07/2016 assinou o 1º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão de Uso de Bem Público para Geração de Energia Elétrica (Concessão de Geração n. 01/2015-MME-UHE ITAOCARA I) firmado com a UNIÃO, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Até então já foi investido aproximadamente R$ 86 milhões no projeto. O investimento necessário para a implantação da UHE Itaocara I está estimado em aproximadamente R$ 1.4 bilhões.